TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Destaques Imprimir

Ministra Ellen Gracie participa do Fórum Mundial de Justiça

Sexta-feira, 17 de junho de 2011

 

A ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal (STF), participa entre os dias 20 e 23 deste mês do “World Justice Forum III” (III Fórum Mundial de Justiça), que se realiza em Barcelona, na Espanha. No evento, ela deverá fazer um pronunciamento durante o painel que debaterá o tema “As Mulheres e o Estado de Direito”.

O Fórum é promovido pelo “World Justice Project” – WJP (Projeto Mundial de Justiça), organização independente e sem fins lucrativos que trabalha na obtenção de avanços no estado de direito para permitir o desenvolvimento da igualdade de oportunidades e da equidade em todo o mundo.

Mais de 450 pessoas com papel de liderança em mais de 100 países participarão do Fórum, durante o qual serão debatidos mais de 20 temas de trabalho, com o objetivo de incubar projetos que permitirão avanços no estado de direito em comunidades de todo o mundo.

Entre os convidados do WJP estão chefes de Estado e de Supremas Cortes de Justiça, operadores de saúde pública, militares e representantes de órgãos de segurança pública, líderes religiosos, professores, empresários, jornalistas, engenheiros, ambientalistas e artistas.

O “World Justice Forum” é a reunião mais ampla, em âmbito global, na busca multidisciplinar de elaboradores de políticas públicas, advogados e representantes dos mais variados segmentos sociais, no sentido do avanço do estado de direito, sendo a única do mundo com esta plataforma. O objetivo do Fórum é o desenho de projetos multidisciplinares, pelos participantes do evento, que possam ser aplicados em âmbito local para reforçar o estado de direito.

Durante o evento, os participantes receberão novos dados do “WJP Rule of Law Index” (Índice WJP do Estado de Direito”), que mede a adesão ao estado de direito nos diversos países. Lançado em outubro de 2010, o índice será expandido para incluir dados de 65 países, entre eles o Brasil, a China e a Rússia. Seus dados foram disponibilizados no ultimo dia 13, a tempo de permitir o diálogo e o plajemaneto de projetos no âmbito do Fórum.




Siga o Portal Internacional do STF pelo Twitter no endereço http://twitter.com/stf_intl
 

Fale conosco
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - Brasil - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000