TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Destaques Imprimir

Portal Internacional do STF cria perfil no Twitter

Segunda-feira, 26 de setembro de 2011.

O Portal Internacional do Supremo Tribunal Federal (STF), que recentemente completou um ano no ar com mais de 33 mil vistas, agora também está no Twitter (twitter.com/stf_intl).

Criado para concentrar todas as informações relativas à atuação internacional do STF, o Portal Internacional dá um passo à frente, levando ao usuário, por meio dessa rede social, as notícias mais destacadas relacionadas à interação do STF com outras cortes supremas, organismos ou fóruns internacionais especializados, além de divulgar as decisões importantes desta Corte representativas dos avanços na jurisprudência constitucional do país.


Comunicação com cidadãos coloca STF na vanguarda entre os Judiciários do mundo

Levar informação em tempo real, reforçar a transparência, bem como fomentar e abastecer o ambiente digital com conteúdo que promova a comunicação direta entre o Judiciário e a sociedade são os principais objetivos do Supremo Tribunal Federal em redes sociais como Twitter e YouTube. A aproximação do Supremo Tribunal Federal com os cidadãos, através dos meios tradicionais de comunicação e também das novas mídias coloca a Corte na vanguarda da comunicação social/institucional no cenário mundial.

O STF foi o primeiro tribunal do mundo a transmitir seus julgamentos ao vivo por meio de canais próprios de televisão e rádio: a TV Justiça e a Rádio Justiça. Além de transmitirem as sessões plenárias na íntegra, as emissoras divulgam as ações, explicam as questões tratadas nos principais processos e promovem aulas e debates em linguagem acessível com o objetivo de aproximar o Judiciário brasileiro do cidadão. O exemplo já está sendo seguido por outras Cortes Supremas como as da Argentina, do México e do Reino Unido.

A transmissão de informações de forma ágil direta por meio das mídias sociais proporciona ao cidadão que segue o STF tomar conhecimento das decisões e julgamentos de grande repercussão. Se antes as pessoas dependiam dos meios de comunicação tradicionais para tomar conhecimento de alguma ação de instituições públicas, hoje, por meio das redes sociais, essa disseminação de dados se dá de forma muito mais rápida e dinâmica.

A criação do Portal Internacional, inteiramente dedicado à atuação internacional do órgão, foi também uma iniciativa pioneira. Além da descrição da estrutura e das funções do STF, o Portal Internacional do Supremo Tribunal Federal apresenta relatos das principais decisões do tribunal, reúne a jurisprudência da corte constitucional brasileira presente nos principais bancos de dados internacionais, divulga os projetos de cooperação desenvolvidos pelo tribunal e os eventos que compõem sua agenda internacional.


Twitter do Portal oficial do STF tem mais de 145 mil seguidores

A página do Supremo Tribunal Federal no Twitter já tem mais de 145 mil seguidores. O acompanhamento das decisões da Corte e a dinâmica das sessões plenárias – quando nos julgamentos de maior interesse e relevância as informações são transmitidas voto a voto – colocam o STF entre as instituições de maior influência e popularidade no microblog.

Lançada no dia 1º de dezembro de 2009, a página do STF no Twitter atingiu o grau máximo de influência (grau 100) um ano depois do lançamento, segundo informações obtidas por meio do aplicativo Twittergrader.

Espera-se que o Twitter do Portal Internacional tenha o mesmo grau de aceitação junto à comunidade internacional. Siga o Portal Internacional do STF pelo Twitter no endereço http://twitter.com/stf_intl.
 

 

Fale conosco
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - Brasil - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000