TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Destaques Imprimir

Toma posse terceira ministra a integrar a Suprema Corte brasileira

Segunda-feira, 2 de janeiro de 2012.

 

Em breve solenidade, tomou posse no dia 19 de dezembro de 2011 a nova ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, assumindo a vaga deixada pela ministra Ellen Gracie, que se aposentou em agosto. Ela é a terceira mulher a integrar a Suprema Corte e completa o quórum de onze ministros.

Realizada no Plenário da Suprema Corte sob a presidência do ministro Cezar Peluso, a solenidade coincidiu com o encerramento do Ano Judiciário.

Entre os convidados estiveram presentes os presidentes do Senado Federal, José Sarney, e da Câmara, deputado Marco Maia; o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo; os presidentes dos Tribunais Superiores (STJ, STM, TST e TSE); presidentes de Tribunais de Justiça; ministros aposentados da Suprema Corte; o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, e membros do Conselho Nacional de Justiça, entre outras autoridades.


Biografia

Rosa Maria Weber Candiota da Rosa nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, em primeiro lugar, em 1971, como aluna laureada. Ingressou na magistratura trabalhista em 1976, como juíza substituta do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Rio Grande do Sul). Com diversas convocações para atuar na segunda instância desde 1986, foi promovida por merecimento em agosto de 1991 ao cargo de juíza togada do TRT da 4ª Região, onde foi presidente no biênio 2001-2003. Convocada em maio de 2004 para atuar no Tribunal Superior do Trabalho, em 21 de fevereiro de 2006 tomou posse no cargo de ministra do TST.




Siga o Portal Internacional do STF pelo Twitter no endereço http://twitter.com/stf_intl
 

Fale conosco
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - Brasil - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000