TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Destaques Imprimir

Inaugurada exposição sobre visitas de autoridades estrangeiras ao Supremo


A Secretaria de Documentação inaugurou na tarde desta terça-feira (13), no Espaço Cultural Ministro Menezes Direito, a exposição “O Mundo Visita o STF”, que destaca a vinda de autoridades estrangeiras ao Supremo e seus encontros com os ministros da Casa.

A passagem de chefes de Estado, reis, príncipes e primeiros-ministros, dos continentes americano, asiático, europeu e africano, foi resgatada na mostra, que exibe elementos que vão da visita mais antiga apresentada – a do xainxá Reza Shah Pahlavi, durante a presidência do ministro Luiz Gallotti, em 1965 - até a mais recente exposta – a do ex-presidente da Zâmbia Rupiah Bwezani Banda, recepcionado pelo ministro Ayres Britto em novembro de 2010.


Além deles, também passaram pela Corte a rainha Elizabeth II e o príncipe Charles da Inglaterra, o líder da África do Sul Nelson Mandela, o ex-presidente francês Jacques Chirac, o ex-presidente americano Jimmy Carter, o imperador do Japão, Akihito, e o ex-presidente do Timor Leste Xanana Gusmão. Todas essas visitas foram retratadas na exposição.


Um pouco dessa história está registrado nos 13 nichos do túnel que liga o Anexo I ao Edifício Sede.  Objetos, como o relógio decorativo ofertado pelo ex-presidente da Zâmbia Rupiah Bwezani Banda; a medalha da República de Camarões doada pelo presidente, Paul Biya; e a escultura em âmbar oferecida pelo ex-presidente da Lituânia Valdas Adamkus, também fazem parte da exposição.

“É uma forma de resgatar a história da Corte”, explica a Secretária de Documentação, Janeth A. Dias de Melo, que afirma, ainda, que há muito mais para mostrar, razão pela qual a exposição será dividida em duas etapas.

A primeira parte da mostra, inaugurada nesta terça, fica disponível até final de abril. A segunda será montada logo em seguida, com fotos e materiais inéditos.

Fonte: portal do STF

 

Fale conosco
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - Brasil - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000