TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Destaques Imprimir

Membros de Ordens de Advogados de outros países visitam Supremo


Uma delegação com dez representantes de congêneres da OAB de países de língua portuguesa e espanhola visitou o Supremo na tarde desta terça-feira. Os advogados estão em Brasília para acompanhar a posse do novo presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado, e aproveitaram a estada na cidade para conhecer as instalações do Supremo e saber mais sobre a organização e o funcionamento do Poder Judiciário brasileiro.

Durante a tarde, os advogados assistiram a uma sessão na 1ª Turma, conversaram com os ministros Luiz Fux, presidente da Turma, e Marco Aurélio, e ainda assistiram a uma palestra da Assessoria de Assuntos Internacionais sobre as características da Justiça do Brasil.

Cláudia de Freitas, membro da Ordem dos Advogados Portugueses, é brasileira, mas atua como advogada em Lisboa há 25 anos. Pela primeira vez em Brasília, ela acha que a cidade e suas instituições transmitem uma sensação de competência. “Tudo me impressionou, a amplitude da cidade, a aparência de competência e trabalho executado é muito grande”, disse Cláudia. A visita ao Supremo e ao Conselho Federal da OAB, segundo a advogada, vai render bastante assunto com seus colegas de Lisboa. “Tivemos uma palestra com um apanhado de toda a orgânica da Justiça. Em Portugal, por exemplo, não existe Defensoria Pública. Tudo isso será motivo de muito assunto”, finalizou.

A delegação tem representantes dos conselhos do Uruguai, Portugal, Espanha, Cabo Verde, Guiné Bissau, Mercosul e União Iberoamericana. Esses países integram os seguintes mecanismos de cooperação internacional de Cortes Supremas, das quais o STF também é membro: Conferência das Jurisdições Constitucionais dos Países de Língua Portuguesa – CJCPLP, que engloba, dentre outros, Guiné Bissau, Cabo Verde e Portugal; Conferência Ibero-Americana de Justiça Constitucional, que envolve os países de língua espanhola e portuguesa da América e da Europa, e Fórum de Cortes Supremas do Mercosul.

Clique aqui para saber mais sobre esses sistemas de cooperação internacional.

Veja a lista de organismos representados pelos visitantes:

Colégio dos Advogados do Uruguai
Ordem dos Advogados Portugueses
Ilustre Colégio de Advogados de Madri
Ordem dos Advogados de Cabo Verde
Conselho Geral de Advocacia Espanhola
Ordem dos Advogados de Guiné Bissau
Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul
União Iberoamericana de Colegios y Agrupaciones de Abogados

Fale conosco
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - Brasil - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000