TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Destaques Imprimir

Presidente do STF recebe representante da magistratura do Equador


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, recebeu nesta quarta-feira (17) Paulo Rodriguez Molina, ex-presidente e atual membro do Conselho Nacional da Magistratura do Equador. Em pauta, estava a troca de experiências entre o Judiciário dos dois países, em especial com relação a uma ampla reforma da Justiça equatoriana realizada recentemente.

Segundo Paulo Rodriguez, no Equador foi realizado um processo de transformação da Justiça concentrado no prazo de 18 meses, com base em mandato popular, produto de uma consulta e um referendo com a população. “Fizemos o que deveria ser feito, trocamos muito do modelo de gestão, mudamos e avaliamos pessoas, mesmo juízes, construímos novos prédios e implantamos nova tecnologia”, afirma.

O principal objetivo alcançado pelo processo foi recuperar a dignidade e a confiança do povo no sistema Judiciário. “Quando nós chegamos, o Judiciário tinha menos de 10% da confiança da população. Agora, tem 68%, e crescendo. Em 18 meses é um bom resultado”, diz Paulo Rodriguez.

FT/EH


Visite o Portal Internacional do STF no Twitter: www.twitter.com/stf_intl.

Fale conosco
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - Brasil - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000