TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Destaques Imprimir

Ministro Joaquim Barbosa é eleito pela revista TIME uma das 100 pessoas mais influentes do mundo


TIME Magazine – 18 April 2013
By Sarah Cleveland
(livre tradução para o portugês)



A máscara de carnaval mais popular no Brasil esse ano não estampa o rosto de um jogador de futebol ou de uma estrela pop. É de Joaquim Benedito Barbosa Gomes, um jurista que no ano passado foi o Relator do maior julgamento sobre corrupção política do país e em seguida se tornou o primeiro Presidente negro do Supremo Tribunal Federal. Os brasileiros escolhem máscaras como um sinal de honra. Eles honram Barbosa porque em um país que importou mais escravos do que qualquer outro nas Américas, onde quase metade das 195 milhões de pessoas se identificam como negras ou mestiças, ele simboliza a promessa de um novo Brasil comprometido com o multiculturalismo e a igualdade.

Um de oito filhos de um pedreiro, Barbosa viu a educação como a sua passagem para sair da pobreza e trabalhou como faxineiro e depois como tipógrafo no Senado para se sustentar na faculdade de Direito. Ele, no final das contas, acabou por obter um doutorado pela Sorbonne, aprendeu quatro novos idiomas e trabalhou como professor visitante no Instituto de Direitos Humanos da Faculdade de Direito de Columbia.

Barbosa não se esquiva de controvérsias. Em um país católico com desigualdades raciais arraigadas, ele é um defensor das ações afirmativas e do aborto. Certa vez, durante uma sessão de julgamento televisionada ele acusou o então Presidente do Tribunal de destruir a justiça com notórios adiamentos.

Barbosa foi indicado para o Supremo Tribunal Federal em 2003 pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que havia prometido ajudar os desfavorecidos e melhorar a igualdade racial. O jurista extremamente independente aparentemente não se sentiu em débito. Diante de uma longa tradição de tolerância judicial à corrupção, ele dirigiu um julgamento crucial envolvendo um esquema de compra de votos de 35 milhões de dólares, que no outono passado condenou muitos dos associados mais íntimos de Lula. Aclamado por uma revista brasileira como “o menino pobre que mudou o Brasil”, Barbosa tomou posse como Presidente do Supremo Tribunal Federal um mês depois.

Original:
time100.time.com/2013/04/18/time-100/slide/all/#/2013/04/18/time-100/slide/joaquim-barbosa/

Fale conosco
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - Brasil - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000