TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Destaques Imprimir

Encerrou-se, nessa sexta-feira (2), a 12ª edição do Programa Joaquim Nabuco.



Os representantes das Cortes Supremas e Tribunais Constitucionais de países membros e associados do Mercosul conheceram o funcionamento de diversos órgãos do Poder Judiciário brasileiro e do Supremo Tribunal Federal. Nesta edição, tendo em vista as modificações introduzidas pela Resolução nº 553/2015, os convidados estrangeiros tiveram programações diferenciadas, voltadas para o intercâmbio de conhecimentos estratégicos de interesse nas Cortes, com ênfase nas soluções inovadoras e boas práticas dos sistemas judiciários da região.

Na primeira semana do intercâmbio, realizaram visitas institucionais a vários órgãos e tribunais sediados em Brasília, como o Conselho Nacional de Justiça, os Tribunais Superiores, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e a Procuradoria-Geral da República. No âmbito do Tribunal Superior do Trabalho e do TJDFT, foram recebidos pelos respectivos presidentes, o ministro Antonio José de Barros Levenhagen e do desembargador Getúlio de Moraes Oliveira. Compareceram ainda à posse do ministro Marcelo Navarro, no Superior Tribunal de Justiça.

Na segunda semana do intercâmbio, visitaram diversas unidades do Supremo Tribunal Federal e conheceram algumas das boas práticas aqui realizadas, com vistas a promover a troca de experiências com suas Cortes de origem. Os participantes do Programa tiveram também a oportunidade de participar de audiência com o presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski.

Os participantes do Programa também foram recebidos pelos ministros Celso de Mello e Edson Fachin.Participaram da 12ª edição do Programa Joaquim Nabuco servidores e magistrados da Corte Suprema de Justiça e do Tribunal Constitucional do Chile, da Corte Suprema de Justiça do Paraguai, do Tribunal Constitucional do Peru e da Suprema Corte de Justiça do Uruguai.

 

Fale conosco
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - Brasil - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000