TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Destaques Imprimir

Presidente do Supremo recebe visita do presidente do México

Segunda-feira, 29 de abril de 2002

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Marco Aurélio, recebeu hoje, no Salão Nobre, o presidente do México, Vicente Fox Quesada, que se encontra em visita ao país.

Durante o encontro, os dois trocaram impressões sobre o Poder Judiciário do México e do Brasil e da importância política e econômica dos dois países no cenário da América Latina.

O ministro Marco Aurélio elogiou a sensibilidade do presidente mexicano em apoiar a Argentina, neste momento de crise, ressaltando a importância da solidariedade entre os países.

O presidente Vicente Fox, que integrará a comitiva do presidente Fernando Henrique Cardoso na reunião de cúpula do Mercosul, na sexta-feira (6/7), em Buenos Aires, disse que irá se empenhar junto aos Estados Unidos para apoiar o governo argentino, ressaltando que a América Latina deve ser uma só voz para alcançar o desenvolvimento.

Também participaram da audiência os ministros Celso de Mello, Carlos Velloso e Ilmar Galvão.

O ministro Marco Aurélio ofereceu ao presidente mexicano um exemplar da Constituição Federal brasileira e uma medalha de honra do poder Judiciário.

Vicente Fox, à saída, assinou o livro de honra da Corte, tornando-se o primeiro chefe de Estado a visitar o atual presidente do Supremo.

Após a despedida, ao ser questionado pela imprensa sobre a conversa com a embaixadora do México no Brasil, Cecília Soto, integrante da comitiva do presidente Vicente Fox, o ministro Marco Aurélio disse que ela demonstrou interesse no caso do processo de Extradição (Ext 784) contra a cantora mexicana Gloria Trevi.

O ministro afirmou que foi um dos que votaram contra a decisão da maioria dos ministros do Plenário, de chamar para si a competência de julgar mandado de segurança impetrado pela cantora, que tramitava na Justiça Federal de Brasília, contra ato do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão do Ministério da Justiça encarregado de analisar o pedido de refúgio político no Brasil feito por Glória Trevi.

O ministro Marco Aurélio disse que a embaixadora Cecília Soto, de forma espirituosa, perguntou por que ele sempre votava contra a Extradição da cantora. “Talvez eu pudesse dizer que admiro muito as novelas mexicanas”, respondeu o ministro.

 

Fale conosco
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - Brasil - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000