TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Destaques Imprimir

Presidente do STF recebe presidente da Finlândia

Sexta-feira, 31 de outubro de 2003

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa, se reuniu hoje (31/10) com a presidente da Finlândia, Tarja Holonen, e sua comitiva no Salão Nobre do STF. “É uma grande honra para o Supremo recebê-la aqui”, declarou o ministro Maurício Corrêa, lembrando que Tarja Holonen e seu marido também são juristas.

“A troca de informações é muito importante nesse mundo globalizado”, disse a presidente da Finlândia, que está no Brasil a fim de participar de encontros diplomáticos, sem assinaturas de acordos.

Na ocasião, o presidente do STF explicou o processo de escolha dos ministros da Casa, informando que três nomes são indicados ao presidente da República que escolhe um deles, e, posteriormente sabatinado pelo Senado Federal. O sistema de controle de constitucionalidade brasileiro também foi outro tema da audiência.

Maurício Corrêa revelou que o acesso ao Poder Judiciário foi ampliado depois da Constituição Federal promulgada em 1988 e destacou que, no ano passado, o STF julgou 164 mil processos. “Nós vivemos uma época no Brasil em que há necessidade de uma reforma do Poder Judiciário”, afirmou o presidente.

Holonen falou sobre a importância dos acordos internacionais e citou a harmonização econômica da Europa. “Nós esperamos que o Mercosul entre em um acordo com a União Européia”, disse.

A presidente da Finlândia veio acompanhada de uma comitiva oficial que inclui 25 empresários e a ministra do Comércio Exterior e Desenvolvimento, Paula Lehtonäki. No início da próxima semana, o grupo participará de um encontro empresarial em São Paulo. A Finlândia possui 41 empresas instaladas no país, com 4.500 trabalhadores contratados.

Fale conosco
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - Brasil - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000