TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Destaques Imprimir

Direito da Integração e o Mercosul em debate no programa Fórum, da TV Justiça

Quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O programa Fórum Debate desta semana discute o direito à integração e o Mercosul. A TV Justiça apresenta versão inédita nesta sexta-feira (21), às 20h30, com reprises no sábado, às 20h, domingo, às 18h, segunda-feira, às 21h e quarta, às 12h.

O processo de integração do Mercosul está avançando? Quais são os progressos e os desafios para os próximos anos? O professor titular do Instituto Rio Branco Jorge Fontoura, e o professor de Direito Internacional do UNICEUB Renato Zerbini debatem os possíveis reflexos da crise financeira mundial e da eleição de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos nas relações econômicas bilaterais e entre os blocos econômicos.

Fontoura destaca como um dos grandes avanços recentes no processo de integração do Mercosul o aperfeiçoamento da união aduaneira. “Até o fim do ano, teremos um código aduaneiro que permitirá que o Mercosul use a sua personalidade jurídica para negociar em bloco temas importantes, como dívida externa, aquecimento global, comércio internacional”, explica.

Para Renato Zerbini, “a crise financeira deve fazer com que a rodada de Doha seja retomada”. Zerbini ressalta o crescimento das transações comerciais entre os países do bloco econômico do Sul, afirmando que “entre 2002 e 2007, o comércio na zona do Mercosul avançou de 8,9 bilhões de dólares para 28.9 bilhões, e se forem incluídos países sócios, como a Venezuela, esse montante salta para 33.97 bilhões de dólares”. Segundo o professor, isso é uma demonstração de que a integração está caminhando e que agora, o momento é de união para fazer frente à crise financeira mundial.

 

Fale conosco
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - Brasil - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000