TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Destaques Imprimir

Presidente Lula recebe ministros das Cortes Supremas do Mercosul

Terça-feira, 30 de novembro de 2004

Os representantes das Cortes Supremas do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina foram recebidos no fim da tarde pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no salão nobre do gabinete presidencial, no Palácio do Planalto. Os magistrados apresentaram um breve relato do 2º Encontro de Cortes Supremas do Mercosul que terminou hoje (30/11) em Brasília.

A vice-presidente do STF, ministra Ellen Gracie, coordenadora do evento, ressaltou a importância dos temas abordados e do sucesso das discussões suscitadas. “Reforçamos, com os debates, o desejo dos poderes judiciários de participação e de associação no esforço de integração do Mercosul”, disse a ministra.

Ellen Gracie destacou a conclusão do encontro apresentada na Carta de Brasília, que será remetida posteriormente ao presidente, de se criar um fórum permanente de Cortes Supremas do Mercosul para questões jurídicas de relevância à integração latino-americana em geral, com particular ênfase no Mercosul.

O presidente da República aprovou a idéia de criação do fórum e disse que o espaço que será aberto ajudará no processo de integração dos países-membros do Cone Sul. “Integração essa que depende muito da vontade e do trabalho dos diferentes países”, afirmou.

Lula disse ainda que quando assumiu o governo ninguém apostava no sucesso Mercosul mas acredita que o problema não é do Mercosul mas dos equívocos gerados na economia dos países integrantes que provocaram, por sua vez, o descrédito da população.

Alertou, finalmente, que os membros das Cortes Supremas têm, juntamente com o Poder Executivo, a responsabilidade de garantir que a América do Sul tenha uma chance nesse processo de integração. “Assim tudo ficará mais fácil”, declarou.

Participaram do encontro com Lula o presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, o presidente da Corte Suprema de Justiça do Paraguai, Victor Manoel Nuñez Rodrigues, a representante da Alta Corte da Argentina, ministra Elena Highton de Nolasco e o presidente da Corte Suprema do Uruguai, Leslie Van Rompaey Servillo.

 

Fale conosco
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - Brasil - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000