TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Destaques Imprimir

Ministra Ellen Gracie faz balanço 3º Encontro de Cortes Supremas do Mercosul

Terça-feira, 22 de novembro de 2005

“Eu creio que o encontro foi extremamente bem-sucedido”, declarou a vice-presidente do Supremo e coordenadora-geral do 3º Encontro de Cortes Supremas do Mercosul, ministra Ellen Gracie, ao fazer um balanço do evento, ao final das palestras desta tarde.

De acordo com ela, o encontro teve a participação de 14 presidentes de Cortes do Mercosul, além de representantes da Áustria e também do Marrocos. “Tivemos a oportunidade de ouvir do presidente da Corte Austríaca a promessa de que, a partir do ano que vem, pretende-se fazer uma política muito voltada para a América Latina e, conseqüentemente, manter esse diálogo com os Judiciários dos Estados partes do Mercosul e de seus associados”, disse Ellen Gracie ao lembrar que, no próximo ano, a Áustria assume a presidência da União Européia.

A ministra destacou que a União Européia, apesar dos 57 anos de formação, até hoje não organizou uma reunião de Judiciários nos moldes do Encontro de Cortes Supremas do Mercosul, que já está em sua terceira edição.

Sobre o encontro deste ano, Ellen Gracie considerou o espaço reservado nos debates para a imprensa como “necessário e obrigatório”. Segundo ela, os grandes órgãos representativos da imprensa têm interesse em participar e “é importante que eles participem para divulgar ao máximo a agenda do Mercosul, portanto esse tópico é um dos que irá se repetir no próximo encontro”. Este ano também houve a participação de empresários que têm negócios em diversos países do bloco. “Eles tiveram participação muito ativa e apresentaram contribuições importantes”, disse a ministra.

Ellen Gracie ressaltou os direitos previdenciários como um dos possíveis temas do próximo encontro. “É preciso que o trabalhador, que exerceu funções em países diferentes, tenha garantia previdenciária igual em todos os países”, afirmou.

A ministra também revelou que para a próxima edição do encontro, a comissão organizadora deve trazer sindicalistas que representam os diversos Estados-membros do Mercosul. “Essa será uma contribuição importante para que nós possamos refletir sobre todas essas questões que ainda entravam o desenvolvimento do bloco”, finalizou.

Fale conosco
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - Brasil - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000