TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Destaques Imprimir

TV Justiça estreia programa Cortes Supremas nesta quarta-feira (1º), às 21 horas

Quarta-feira, 01 de abril de 2009

Mostrar os principais julgamentos e decisões dos poderes judiciários do Brasil e dos demais países sul-americanos. Esta é a proposta do programa "Cortes Supremas", que estreia hoje, às 21 horas, na TV Justiça, e vai ser apresentado com versões em português e espanhol para toda a América do Sul, por meio do Canal Integración.

Parceria da TV Justiça e da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), "Cortes Supremas", que tem periodicidade semanal, vai apresentar os principais destaques em pauta nos Tribunais Supremos dos países da região, além de permitir que os cidadãos acompanhem as principais decisões proferidas pelas supremas cortes dos países do Mercosul.

O programa vai estar disponível também pela Internet, no site da TV Justiça, e poderá ser disponibilizado pelas páginas eletrônicas dos demais tribunais.

A ideia do programa foi lançada no encontro de cortes supremas, em novembro de 2008, e o piloto já foi apresentado na 1ª Conferência Mundial de Cortes Constitucionais, na Cidade do Cabo, na África do Sul, nos dias 23 e 24 de janeiro de 2009.

Estreia

Em seu programa de estreia, Cortes Supremas apresenta uma entrevista com o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também será veiculada matéria sobre violência contra a mulher.

O julgamento, pela corte suprema uruguaia, sobre a constitucionalidade da chamada Lei da Caducidade, que anistiou militares acusados de violações aos direitos humanos durante a ditatura militar naquele país, é outro tema apresentado no programa desta quarta, bem como os julgamentos, realizados na Argentina, dos acusados pelo roubo de filhos de pessoas torturadas durante a ditatura militar argentina.

 

Fale conosco
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - Brasil - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000