TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Destaques Imprimir

Programa Cortes Supremas fala do VII Encontro de Cortes Supremas do Mercosul

 Quarta-feira, 09 de setembro de 2009

No programa "Cortes Supremas" desta semana, a primeira vez que a cidade de Buenos Aires recebe o Encontro de Cortes Supremas do Mercosul e Países Associados. Entre os temas que ganharam destaque este ano estão a criação de uma Corte de Justiça do Mercosul, a substituição do processo de extradição por uma ordem de captura e a elaboração de uma Carta de Direitos Fundamentais do Bloco. O encerramento do encontro coincidiu com a abertura da II Conferência de Cortes Supremas das Américas, que teve "O Estado de Direito" como tema central.

O programa da TV Justiça também mostra que, no Chile, magistrado ordena a prisão de 120 ex-agentes da ditadura militar de Augusto Pinochet. No Uruguai, magistrados autorizam a extradição de acusados de crimes contra a humanidade para a Argentina e, no Peru, juizado de Lima pede, à Nicaragua, a prisão e extradição de líder indígena, acusado de comandar protesto que resultou na morte de mais de trinta pessoas.

E ainda: a chegada da primeira turma de estudantes de Direito de outros países do Mercosul para participar do programa de Intercâmbio Acadêmico do Supremo Tribunal Federal e a Fundação Universidade de Brasília. E no quadro sobre Direitos Fundamentais, um novo método de ensino implementado na Índia, que vem conseguindo reduzir o analfabetismo e a evasão escolar.

O programa inédito vai ao ar nesta quarta-feira, às 21h, com reprises na sexta-feira, às 13h30, sábado, às 20h, e segunda-feira, à meia-noite, sempre pela TV Justiça.

Fale conosco
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - Brasil - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000