TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Destaques Imprimir

Programa Cortes Supremas fala da cooperação consular entre os países do Mercosul

Quarta-feira, 10 de junho de 2009

No programa "Cortes Supremas" desta semana, como funciona a cooperação consular entre os países do Mercosul. Em entrevista ao programa, o representante da Divisão de Assistência Consular do Brasil, Bernardo Penha, explica que todos os cidadãos do Mercosul e países associados que estão no exterior e que não contam com uma representação consular do seu país de origem podem fazer valer seus direitos junto aos serviços consulares de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai ou Uruguai. “A cooperação consular serve de ponte entre o país requerente, que é o país daquela pessoa, daquele cidadão, cidadã que está ali para se beneficiar dos direitos consulares”, explica Penha.

O programa "Cortes Supremas" trata, ainda, da reabertura das investigações sobre o atentado contra a Associação Mutual Israelita da Argentina, ocorrido em 1994. A redução da pena de dez para cinco anos de prisão de militares acusados de assassinar casal durante a ditadura militar no Chile e a renúncia da única juíza do Tribunal Constitucional da Bolívia.

Outro destaque da semana é o levantamento do Conselho Nacional de Justiça do Brasil que apresenta avanços no processo de adoção, apesar do desafio de eliminar a discriminação de crianças disponíveis para adoção por cor e idade. O "Cortes Supremas" mostra, também, o papel das mulheres nas missões de paz das Nações Unidas.

Essas e outras notícias estão no "Cortes Supremas", da TV Justiça, que estreia nesta quarta-feira (10), às 21h, com horários alternativos na sexta, às 13h30, sábado, às 20h, e segunda, à meia-noite.

Fale conosco
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - Brasil - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000