TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Destaques Imprimir

Intercâmbio de juízes do Mercosul é tema do programa Fórum

 Sexta-feira, 11 de setembro de 2009

No "Fórum" desta semana, o tema em debate é o programa de intercâmbio de magistrados do Mercosul, uma iniciativa do Supremo Tribunal Federal. O juiz boliviano Juan Freddy Gonzales e a juíza uruguaia Dora Szafir Slotolow relatam os resultados da visita ao Brasil. Segundo a juíza, nessa época de globalização, é preciso que os magistrados tentem integrar os poderes judiciários para uniformizar as normas. "É muito importante aprender com os outros sistemas, para poder incorporar ao nosso as inovações de outros países.”, destaca a juíza.

Já o juiz Juan Freddy Gonzales fala das diferenças entre os poderes judiciários da Bolívia e do Brasil. E afirma que “soluções como a informatização, largamente utilizada no Judiciário brasileiro, ainda não chegou plenamente à Justiça boliviana. Principalmente por causa de falta de condições econômicas”. Mas destaca que, ao conhecer o sistema brasileiro, aprendeu a importância de iniciativas por parte de juízes para ampliar o acesso da população à Justiça, e transmitirá a experiência a seus colegas na Bolívia.

A juíza uruguaia ressalta ainda que se surpreendeu com a emissora de televisão do Judiciário, a TV Justiça, “porque no Uruguai não existe, a Justiça não tem uma comunicação direta com a população”. E elogiou a sua função educativa: “Ensinar a população de forma simples e criativa, quais são os seus direitos, é um instrumento muito importante de acesso à Justiça porque, para que alguém lute pelos seus direitos é preciso conhecê-los.”

O programa Fórum tem um canal direto com você. Participe! Encaminhe um e-mail para forum@stf.jus.br.

A estreia é nesta sexta-feira, às 20h30, pela TV Justiça, com reprises no sábado, às 18h30, e segunda-feira, às 21h.

Fale conosco
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - Brasil - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000