TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Destaques Imprimir

TV Justiça: programa Cortes Supremas mostra projeto de Camarões que garante às mulheres o direito à educação

Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O programa Cortes Supremas, da TV Justiça, mostra a decisão do Superior Tribunal de Justiça que permite aos herdeiros autores de ação por acidentes trabalhistas levarem os casos para a Justiça do Trabalho. Na Bolívia, o presidente da Corte Suprema, Eddy Fernandez, renuncia ao cargo. Ele foi suspenso da Corte em maio do ano passado por supostamente atrasar o julgamento de acusados de comandar o episódio conhecido como Outubro Negro. Além desses temas, entenda ainda por que o uruguaio Manuel Cordero foi extraditado para a Argentina. Ele é acusado de participar da Operação Condor, movimento de repressão aos opositores às ditaduras militares no Cone Sul.

As notícias do Peru também estão no Cortes Supremas. Magistrados das altas cortes daquele país se reúnem para discutir melhorias no Poder Judiciário para 2010. Em entrevista ao programa, o presidente da Corte Suprema peruana, Javier Villa Stein, fala da necessidade de modernizar o Judiciário. “A importância deste encontro é difundir, em nível nacional, o uso de instrumentos tecnológicos para que a administração da Justiça seja mais rápida com o auxílio destes elementos tecnológicos modernos. Isto assegura o acesso à Justiça, um acesso que se dá com rapidez, eficiência e transparência, e que tem repercussão posterior no combate à corrupção”, avalia.

E mais: Corte de Apelações de Santiago do Chile divulga a identidade de 11 vítimas do caso conhecido como “Episódio La Moneda”, que resultou no sequestro de 32 pessoas. Na Alemanha, a Procuradoria de Nuremberg reabriu o processo contra o ex-ditador argentino Jorge Videla, acusado de ser responsável pelo desaparecimento de cidadãos alemães, na Argentina, durante a ditadura militar.

No quadro sobre Direitos Fundamentais, o projeto da Recamef, uma associação de mulheres voluntárias, que conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef, vem quebrando barreiras culturais, além de atrair, a cada dia, mais mulheres para as salas de aula em Camarões.

O programa inédito vai ao ar nesta quarta-feira, às 21h, e também pode ser assistido pelo YouTube, no endereço eletrônico www.youtube.com/stf.

Horários alternativos: sexta-feira - 13h30 / sábado - 20h / segunda-feira - 0h

Fale conosco
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - Brasil - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000