TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Destaques Imprimir

Ministra Cármen Lúcia recebe a insígnia de Oficial da Ordem da Legião de Honra da França

Em seu discurso, a ministra Cármen Lúcia agradeceu o reconhecimento e disse que os princípios da Revolução Francesa (liberdade, igualdade e fraternidade) sempre a motivaram. “No atual momento do país, o compromisso com o outro e a defesa dos direitos conquistados requerem ainda mais atenção”, afirmou.

O general Benoît Puga destacou a trajetória da ministra, que atuou como advogada, no Ministério Público, chegando a procuradora-geral de Minas Gerais. “É uma carreira excepcional. O seu conhecimento do Direito Francês e o trabalho de combate à corrupção fazem a ministra Cármen Lúcia ser admirada por magistrados brasileiros e franceses”, apontou, ressaltando ainda que ela é uma “apaixonada” pela justiça e pelo Direito, além de ser uma militante em prol da democracia e da defesa dos direitos das mulheres.

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, disse que a condecoração é uma honra para o Brasil e o Poder Judiciário, que defende a democracia, as liberdades e a imprensa livre. O ministro Roberto Barroso frisou que a ministra é uma “pessoa exemplar na sua dedicação ao trabalho, na sua integridade e nos seus compromissos com o Brasil”.

O ministro Alexandre de Moraes assinalou que a ministra Cármen Lúcia, nos dois anos que foi presidente do STF (2016-2018), representou a excelência do Judiciário brasileiro. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, declarou que a ministra se destaca pela temperança, sobriedade e profundo saber jurídico, mas também como magistrada muito sensível aos principais problemas do Brasil.

Leia mais

Imprensa STF-AV/MA/FB

Fale conosco
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - Brasil - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000