Brasília, 26 de janeiro de 2021 - 18:41
Nesta segunda-feira (25), o STF deu início à 19ª edição do Programa Teixeira de Freitas, intercâmbio acadêmico-jurídico de alunos em Direito de universidades estrangeiras, com expressiva participação de estudantes de países do MERCOSUL e associados. Na 1ª edição de 2019, serão três estudantes chilenas que conhecerão de perto o Supremo Tribunal Federal e a organização do Judiciário brasileiro. Palestras e visitas a órgãos da Justiça e à Corte estão entre as atividades que as intercambistas cumprirão durante o período do programa. O projeto se concluirá com o Seminário Teixeira de Freitas, no qual as alunas apresentarão trabalhos acadêmicos em Direito Comparado - Brasil e Chile -, de modo a consolidar conhecimentos adquiridos.
Ao valorizar a criação de um diálogo intraregional acadêmico na área jurídica, o Programa pretende estimular a cooperação entre países do Mercosul e associados. Além de promover o entendimento mútuo das realidades jurídicas das diferentes nações, o Teixeira de Freitas visa favorecer o desenvolvimento de linha de pesquisa jurídica, bem como facilitar a criação de um espaço de reflexão sobre questões fundamentais para o fortalecimento jurídico do bloco regional.
O programa é resultado de parceria entre o STF e a Fundação Universidade de Brasília, sob a coordenação da Assessoria de Assuntos Internacionais.
Para mais informações sobre o Programa Teixeira de Freitas, visite a página internacional do STF no link
Fale conosco
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - Brasil - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000