TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Destaques Imprimir

Ministros Toffoli e Fux fazem palestras em Londres sobre Inteligência Artificial e Processo Civil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, palestrará no evento "Novas Tendências do Direito Comum – Inteligência Artificial, Análise Econômica do Direito e Processo Civil”, que reúne em Londres, na Inglaterra, profissionais do Direito, estudantes e acadêmicos do Brasil e do Reino Unido.

Toffoli apresentará as ferramentas de inteligência artificial utilizadas na Justiça brasileira, como o programa "VICTOR", do STF, e o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJE), a cargo do CNJ, que atingiu 20,6 milhões de casos registrados por meio eletrônico em 2018, quase 85% do total de processos.

O presidente do STF terá, ainda, reunião com o juiz Robin Knowles, da Alta Corte de Justiça da Inglaterra e País de Gales, com quem tratará de temas de colaboração bilateral de interesse do Supremo e do Conselho Nacional de Justiça.

Processo Civil

O vice-presidente da Suprema Corte, ministro Luiz Fux, palestrou no evento e falou sobre a conciliação como melhor forma de solução de litígios na segunda-feira (2). "O Brasil é um país que tem, na cultura do povo, a ideia de judicialização. A melhor forma de solução é a conciliação, onde não saem vencedores nem vencidos e se otimiza o relacionamento social", lembrou.

Fux ainda apontou que os processos demoram mais de 10 anos para chegar nas cortes supremas que, por sua vez, têm jurisdição nacional, fazendo as vezes de 15 mil juízes de todo o país. O ministro destacou também que, segundo dados do CNJ, a cada dois brasileiros, um litigia em juízo – em um país de mais de 200 milhões de habitantes.

Ascom Presidência

Leia mais

Fale conosco
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - Brasil - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000